Entre os dois servidores, um é chamado de servidor SMTP (Simple Mail Transfer Protocol – protocolo de transferência de correio simples).
O outro pode ser tanto um servidor POP (Post Office Protocol) quanto um servidor IMAP (Internet Message Access Protocol).
IMAP e POP são protocolos padrão da Internet para recebimento de e-mail, que baixa as mensagens do servidor para a sua máquina, smartphone ou tablet. SMTPé o protocolo para envio de e-mail.
O que é protocolo? Protocolo é a palavra que denomina “as regras” que organizam e regem a sincronização da comunicação entre dois sistemas computacionais. Ou seja, controla e possibilita a transferência de dados.
O que é SMTP?
É usado quando o e-mail é entregue a partir de um cliente de e-mail a um servidor de e-mail ou quando o e-mail é entregue a partir de um servidor de e-mail para outro. Ou seja, na prática é quase a mesma dinâmica de um carteiro. Depois de serem capturadas, as mensagens são encaminhadas para ele que, na sequência, envia os emails aos destinatários finais.
Tudo acontece tão rápido e instantâneo que parece ser super simples, mas há uma grande complexidade por trás desse serviço.
Vale reforçar que o usuário final, que recebe a mensagem, não tem autorização para realizar o download das mensagens do servidor. É aí que entra o papel do client de email que resista ao protocolo IMAP – Internet Access Protocol, (Protocolo de Acesso à Mensagem da Internet), ou POP3 – Post Office Protocol (ou Protocolo dos Correios) como é o caso do OutLook, Thunderbird entre outros.
O que é IMAP?
Tem acesso a todas as pastas de sua conta e deixa o status das mensagens igual tanto no servidor como no software e realiza a sincronia das mensagens, mantendo a conexão para que as alterações e mensagens novas recebidas sejam atualizadas quase que em tempo real.
O que é POP?
O acesso via POP baixa as mensagens do servidor e salva as mesmas localmente em seu computador, não deixando uma cópia das mensagens no servidor – a menos que você marque a opção “deixar uma cópia no servidor” nas configurações do seu programa de e-mail.
Esse protocolo tem acesso apenas à Caixa de Entrada, não conseguindo baixar nenhuma outra pasta de sua conta.
O que é protocolo?
Protocolo é a palavra que denomina “as regras” que organizam e regem a sincronização da comunicação entre dois sistemas computacionais. Ou seja, controla e possibilita a transferência de dados.
Conclusão
A diferença principal é que o POP baixa as mensagens para o cliente local (e permite que elas sejam armazenadas no servidor, mas não existe sincronia nesse processo).
O IMAP4 é a evolução do POP3, sincronizando a caixa de e-mails com o conteúdo do servidor, permitindo que um e-mail seja sincronizado entre vários locais sem perda de mensagens entre locais diferentes (salvo diretórios locais, todas as mensagens dentro do diretório do e-mail são sincronizadas).
Fez sentido até aqui? Não esqueça de deixar suas dúvidas nos comentários. Responderemos o mais breve possível.
Por que é importante entender isso?
É importante ter claro que seguir as normas nos auxilia a não termos imprevistos já que mensagens fora do modelo estabelecidos pode ser eliminadas pelos servidores de email ou acabarem na tão temida pasta de spam.
Dependendendo da reputação do SMTP as mensagens podem ser direcionadas para as listas sombrias (blacklist) o que não é nada bom para campanhas de marketing. As listas sombrias são uma espécie de alerta, pois evidencia um tipo de bloqueio a algum acesso, na maioria das vezes é promovida por servidores de conteúdo, de email, firewalls ou proxys.
Por que é importante investir em um serviço de emails para minha empresa?
Um sistema de emails é imprescindível nos negócios, já que ele mantém um monitoramento com frequência da lista sombria e realiza o gerenciamento do relacionamento com os fornecedores de email.
Assim, o endereço de email mantém uma forte credibilidade. Em outras palavras, você não terá problemas em enviar e receber mensagens, pois elas serão entregues sem qualquer empecilho, uma vez que no filtro dos servidores elas serão vistas como seguras.